Slackline o esporte que mais cresce no Brasil aprenda como praticar |
O Slackline é um esporte de equilíbrio sobre uma fita de nylon, estreita e flexível, praticado geralmente a uma altura de 30cm do chão. Sua origem vem da escalada, popularizou-se como treino de equilíbrio, e agora, vem sendo desenvolvido e difundido em todo o mundo.
O Slackline iniciou-se em meados dos anos 80 nos campos de escalada do Vale de Yosemite, EUA. Os escaladores passavam semanas acampando em busca de novas vias de escalada e nos tempos vagos esticavam as suas fitas de escalada, através de equipamentos, para se equilibrar e caminhar. O Slackline, também conhecido como corda bamba, significa “linha folgada” e pode ser comparado ao cabo de aço usado por artistas circenses, porem sua flexibilidade permite criar saltos e manobras inusitadas.
Com apenas uma catraca de tensão e fita de 31 metros de comprimento e 50mm de largura, facilita a montagem sem precisar de nenhum equipamento adicional. Apenas o kit de Slackline e um par de árvores você já está pronto para praticar!
Para quem é ?
O Slackline é indicado para todas as idades. Desde crianças a partir de 5 anos à adultos com 80 anos. Muitos escaladores, skatistas e surfistas praticam o Slackline como uma forma divertida de treinar seu esporte, já que os movimentos e músculos usados são semelhantes aos realizados no Slackline.
Benefícios ?
O Slackline possui muitos benefícios físicos e também mentais. Destacamos o equilibrio, concentração, consciência corporal, velocidade de reação e coordenação como os maiores benefícios do Slackline.
Obs: Não utilize as cintas em arestas, cantos vivos ou cortantes, sem as proteções adequadas.
– Slack Line é um esporte que surgiu no inicio dos anos 80 entre praticantes de montanhismo e que vem ganhando cada vez mais adeptos por todo o mundo. Dois pontos fixos são suficientes para deixar a fita esticada.
– É só subir e praticar os exercícios de muito equilíbrio, concentração e agilidade. É a principal modalidade e consiste basicamente em andar equilibrando-se sobre a fita. São realizadas algumas manobras como giros, agachamentos e algumas posições que remetem ao yoga.
Instruções de uso, montagem e conservação:
Slackline Loneiro
1. Encontre ancoragens seguras: Nada de amarrar seu slack em qualquer coisa! Lembre-se que alguns pulos no slack tensionado geram algumas centenas de quilos nas ancoragens. Árvores, postes e colunas de concreto armado sempre são uma boa pedida.
2. Protetor de árvore: Bom para a árvore e bom para seu slack. Caso não tenha um, utilize qualquer coisa: Papelão, emborrachado, pedaços de espuma. O objetivo é não reduzir o atrito para não descascar a arvore nem desfiar a fita.
Mesmo não ancorando com uma árvore, utilize!
3. Ancorando: Considerando o slack de catraca, que é o mais comum, para garantir uma fita reta, dobre-a em formato de “U” ao passar pelo olhal (laço reforçado na ponta da fita). Deixe a catraca para baixo, porque assim balança menos e não tende a entortar a fita.
4. Tensionar: passe a fita pelo centro do eixo da catraca e estique a fita, para pré-tensioná-la. Isso dará mais espaço na catraca para o tensionamento. Mantenha-a pré-tensionada alinhe as fitas (a que entra na catraca e a que sai da catraca) para evitar que ela se dobre e comece a desfiar dos lados ao raspar na catraca.
Após isso, tensione com a catraca até a tensão desejada e leve-a para a posição de segurança (fechada).
5. Agora é aproveitar! Pratique, treine novas manobras, inove. chame os curiosos para tentar! Por fim…
6. Para desarmar o slack (ou esticá-lo novamente, caso tenha afrouxado), basta abrir a catraca ao máximo, segurando a alavanca para que ela passe livro e pressioná-la. Nunca bata na catraca para desarmá-la: você pode danificar o mecanismo de liberação.
Apenas continue pressionando com força, sem trancos. Boas catracas não têm problemas para desarmar.
Conservação: é simples: basta proteger a catraca de quedas e batidas fortes e proteger a fita de coisas cortantes.